domingo, novembro 27, 2005

Quanto ?!

Sempre foi uma questão para mim o quanto é razoável ceder. Num relacionamento, sempre há um que acaba cedendo mais. E em que ponto essa maleabilidade começa a comprometer o individualismo. Eu conheço todo o blá blá blá sobre o excesso de individualismo da nossa geração. Mas num momento em que estamos excessivamente carentes, em que a projetamos mil coisas em cima da primiera pessoa que aparece, e às vezes insistentemente tentamos agradar, nos perdemos a nós mesmos. É muito fácil mudar para agradar alguém temporariamente, mas quanto tempo essa mudança pode ser levada adiante ?! E quando a gente cede, quantas vezes é de uma forma tranquila, de uma forma verdadeira, sem esperar nada em troca ?! Existe um certo momento, em que buscando agradar alguém, ou evitar maiores discussões ou problemas, aceitamos coisas ou topamos coisas que não são nossas realmente. Qual o limite que isso é saudável ? Quais as questões que podemos relevar para se ter felicidade ao lado de alguém ? Ceder é essencial, mas se respeitar também. Há coisas intransponíveis, e não adianta forçar a barra. Há momentos de paixão que não enxergamos mais nada também, e não ouvir pessoas em volta é ignorar uma existência prévia. Se anular com alguém numa realidade paralela não dá certo. Been there, done that. Em algum momento a casa cai. Sim, temos nossas necessidades individualistas. Ou sim, tenho as minhas necessidades individualistas. Já me anulei a uma realidade alheia também. E sair disso é difícil. Não quero mais esse lugar. Mas a sensação que eu tenho é que todo mundo anda tão individualista, que não quer outra pessoa assim para compartilhar nada, pelo contrário, quer alguém submisso ao seu mundo. E se ninguém ceder, qual a possibilidade de alguma coisa em algum momento dar certo ?!